ORCHIDACEAE

Anathallis radialis (Porto & Brade) Pridgeon & M.W.Chase

Como citar:

Danielli Cristina Kutschenko; Tainan Messina. 2012. Anathallis radialis (ORCHIDACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

NT

EOO:

31.896,421 Km2

AOO:

28,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie ocorre na Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro (Barros et al., 2011). Cronemberger (2010) identificou a presença da espécie no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, em faixa altitudinal que vaira entre 1601 e 1700 m. Já Miller et al. (2006) encontrou a espécie entre 1200 e 1300 m de altitude.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko
Revisor: Tainan Messina
Categoria: NT
Justificativa:

<i>Anathallis radialis </i>é uma espécie epífita ocorrente em ambientes de Mata Atlântica com registros nos Estados do sudeste do Brasil, a 1200 e 1700 m de altitude. Possui um extensão de ocorrência de 27.583 km². Os registros da espécie se concentram em áreas de grande interferência antrópica devido ao desenvolvimento agropecuário e crescimento urbano. Além disso, a espécie encontra-se no Anexo II da CITES, indicando pressão de coleta. Diante do exposto, pode-se dizer que <i>Anathallis radialis </i>é uma espécie Quase ameaçada (NT). Entretanto, recomenda-seum maior esforço de coleta, estudos populacionais e de extração.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: Miller et al. (2006) afirmam que a ocorrência da especie é ocasional da Serra dos Órgãos, no Estado do Rio de Janeiro.

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta Ombrófila Densa (Barros; Rodrigues; Batista, 2009)
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane
Detalhes: Epífita de 150-250mm de altura que forma grupos com sete a cinquenta folhas, em florestas ombrófilas originais, sobre troncos das árvores a até 5 metros de altura do chão, com boa luz, alta umidade e significativo movimento de ar, com floração de fevereiro até o fim de abril e flores que duram por três semanas (Miller et al., 2006).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
A espécie foi considerada Em Perigo (EN) na Lista vermelha da flora do Estado do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
Espécie encontrada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (SUNC) (Cronemberger 2010).